A principio, existe sim a possibilidade de montar uma Loja de Roupas sem que seja necessário investir muito dinheiro. Ter seu próprio negócio neste segmento não é tão complicado. A saber, neste artigo vamos trazer algumas dicas que podem contribuir com seu planejamento.
Esse tipo de comércio pode ser considerado voltado a “compra por impulso”. Segundo pesquisas, as lojas representam 35% da fatia de venda no mercado.
Ou seja, é um ótimo negocio ter uma loja cuja atividade seja comercio de roupas.
Onde Estamos?
De inicio, a dica mais importante é buscar um ponto comercial em que o movimento seja constante, é preciso que o ponto tenha visibilidade, não sendo necessário, inicialmente, ser um ponto muito grande. A principio o foco é girar o estoque inicial com o máximo de vendas para criar fluxo de caixa na empresa, gerando valor que cubra os custos e possibilite nova injeção no estoque.
Quer Vender por Quanto?
O preço de venda é muito importante, precisa ser ao mesmo tempo competitivo e gerar lucro. Neste ponto é fundamental estudar os seus custos fixos e entender qual é a margem de contribuição adequado para cada item. O SEBRAE conta com inúmeros vídeos e tutorias sobre este assunto, conta inclusive com um ótimo curso online sobre formação de preços (faça aqui sua inscrição e aproveite).
Diversifique o Seu Estoque
Um grande segredo com relação ao estoque de mercadorias não é o volume de peças e sim diversidade dentro de um padrão exigido pelos clientes, atendendo assim a demanda de vendas. Em média, é possível montar um estoque que vai atender bem as expectativas com um investimento a partir de seis mil reais, recorrendo a lojas especializadas em roupas de baixo custo, como no bairro do Brás em São Paulo, por exemplo. É muito importante considerar o seguinte que ter um estoque muito grande faz com que a empresa acumule dinheiro parado dentro da loja, o mais adequado é fazer com que esse dinheiro gire por meio de um comercio rápido, comprando e vendendo sequencialmente.
Para isso, invista em Controle de Estoque, preferencialmente, através de um sistema ERP de Gestão de Empresas confiável que possibilite saber quais as peças, cores e tamanhos vendem mais, quais geram mais lucratividade, qual o giro das peças mais importantes, dentre diversos outros indicadores que possam auxiliar na decisão de compras.
Vender Para Quem?
Outro conceito importante é saber qual o seu publico alvo, direcionando seus produtos ao publico que você atende e conforme seu desejo, de modo que você tenha em seu estoque a mercadoria desejada, facilitando assim a venda. Para isso, entender este público é fundamental, além de ter uma base de quais as tendências que o mercado vem disponibilizando e as atualidades da moda.
Tendo em vista esses pontos importantes, podemos afirmar que investir nesse mercado depende basicamente de planejamento, conhecimentos básicos de administração somados a tendências de mercado e algumas estratégias de marketing. As chances de obter um ótimo resultado financeiro com um valor relativamente baixo são muito grandes.
Estude os pontos elencados e planeje os seus investimentos, ainda que os valores a investir sejam menores, somente com muita cautela você garante que não terá prejuízos.