Deduções e Limites Permitidos na Declaração de Imposto de Renda

IR 2018 | Be Free Tecnologia e Consultoria

Você sabe quais as deduções e limites permitidos na sua Declaração de Imposto de Renda?

O correto preenchimento da declaração de imposto de renda é de fundamental importância, afinal, qualquer erro pode prejudicar o contribuinte, podendo inclusive estar passivo de multas ocasionadas pelo envio incorreto de informações na Declaração do Imposto de Renda.

Neste sentido, ter a noção de quais deduções podem ser realizadas conforme a Receita Federal determina é muito importante, podendo ser fator determinante na redução da base de calculo do imposto.

Neste artigo vamos falar sobre as deduções permitidas e seus limites, acompanhe!

Dependente:

A parcela dedutível na base de calculo por dependente é de R$ 2.275,08. Para este ano algumas exigências a mais deverão constar na Declaração.

Despesas com saúde:

As despesas que o contribuinte e seus dependentes adquiriram podem ser deduzidas de forma integral na base de calculo do importo, inclusive gastos com planos de saúde, exames, dentistas, entre outros. Contudo, algumas exigências são feitas no momento do preenchimento da declaração.

Outras Deduções relacionadas à saúde:

Gastos obtidos com aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas, pernas e braços mecânicos, cadeiras de rodas, andadores ortopédicos, palmilhas e calçados ortopédicos ou diferentes aparelhos ortopédico que se destinam em corrigir desvios de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações podem ser deduzidos integralmente do cálculo do imposto.

Educação:

Despesas relacionadas à educação também são dedutíveis, contudo existe um limite. Para o ano de 2018 o limite individual é de R$ 3.561,50. É importante ressaltar que as deduções com educação restringem a educação infantil, ensino médio, fundamental e superior, além do ensino técnico.

Pensão alimentícia:

Os valores que foram pagos referentes à pensão alimentícia podem ser deduzidos integralmente, porém, deve ser observado o acordo homologado ou a decisão judicial relacionada a pensão e o correto preenchimento da Declaração, evitando o equivoco de informações constantes na declaração.

Previdência oficial:

Contribuições à previdência podem ser abatidas integralmente, inclusive para os profissionais autônomos ou quem tem o desconto direto na folha de salário.

Previdência privada:

Os valores referentes aos pagamentos efetuados em 2017 para planos de previdência como PGLB ou Fapi também podem ser abatidos.

PRECISA DE AJUDA? | CLIQUE AQUI