O marketing de conteúdo é uma estratégia de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação e promoção de informação útil e pertinente, compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.
Nesses últimos anos o marketing de conteúdo cresceu gradativamente. O uso de posts em blogs e redes sociais, ebooks, vídeos, artigos e infográficos para chamar a atenção de consumidores em potencial começou a fazer parte da agenda de diferentes segmentos empresariais, porém, no Brasil, são poucos que seguem essa filosofia e compartilham ideias sobre ela. Por esse motivo, o Brasil ganhou o título de “O Gigante que Ainda Não Acordou”.
Para ser melhor aproveitado, as empresas precisam ter uma visão menos imediata. Para uma boa estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing é necessário dedicação e paciência, afinal, confiança não se ganha de uma hora para outra.
Funciona?
Sim, conteúdo de qualidade pode estabelecer um relacionamento de confiança entre autor e seu público. Informações que solucionam um problema e/ou facilitam um processo são valiosas e fazem as pessoas se lembrarem de quem as escreveu com sentimento de gratidão, essa conexão leva algum tempo para acontecer, pois é necessário que o autor seja visto e lembrado como referência no assunto.
Só depois de atrair e envolver o público, é possível, e aconselhável, estimular a ação do mesmo, isto é, levá-lo a comprar algum produto ou serviço, porém, por mais que demore um pouco até que você efetivamente tenha retorno com essas táticas, os resultados vêm como uma bola de neve. Depois de adquirir a confiança de seus futuros clientes, você aumenta o tráfego do seu site e garante uma audiência fiel que se expande, muitas vezes, de forma orgânica.
COMO FAZER MARKETING DE CONTEÚDO
1 – Descubra seu público-alvo
2 – Escreva sobre o que seu público quer ouvir
3 – Tenha consistência de formato e principalmente periodicidade
4 – Produza conteúdos para os diferentes estágios de compra
5 – Promova seu conteúdo
Custo x Conversão
Marketing de conteúdo tem um custo 62% menor do que as iniciativas tradicionais de marketing, e gera em média três vezes mais leads. (Demand Metric);
Se analisarmos cada dólar investido, marketing de conteúdo gera três vezes mais leads que anúncios na busca paga (Kapost/Eloqua, Jun 2012);
Blogs convertem leitores em compradores: 42% deles acessam blogs buscando informação sobre possíveis compras; 52% disseram que os blogs impactaram sua decisão de compra; e 57% dos profissionais conquistaram novos clientes com seu blog (LeadersWest Digital Marketing Journal).
Estatísticas
61% dos consumidores dizem que se sentem melhores sobre uma empresa que fornece conteúdo personalizado.
90% dos consumidores acham útil encontrar conteúdo personalizado.
78% dos consumidores acreditam que as empresas que fornecem conteúdo personalizado estão interessadas em construir bons relacionamentos.
Conteúdo interessante é uma das top 3 razões para as pessoas seguirem marcas nas mídias sociais.
58% dos consumidores confiam em conteúdo editorial.
Os usuários gastam 100% mais tempo em páginas com vídeos do que páginas sem.
As mídias sociais e blogs são responsáveis por 23% de todo o tempo gasto on-line.
64% dos usuários são mais propensos a comprar de marcas que seguem no Twitter.
A experiência de marca aumentou em 30% a lealdade do cliente depois de estabelecer uma presença em mídias sociais.
Com esta estratégia simples e dedicada podemos afirmar que Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas