Pesquisar
Close this search box.

Regime Tributário: Como escolher o melhor tipo de tributação?

Regime Tributário Como escolher o melhor tipo de tributação

Entenda o que é Regime Tributário e escolha qual o melhor tipo de tributação para sua empresa.

No Brasil, o Regime Tributário compreende uma legislação que regulamenta a cobrança de impostos de cada empresa conforme o faturamento e tipo de negócio. Preferencialmente, dando liberdade à empresa de escolha da melhor forma de tributação que proporcione dentro da lei uma menor carga tributaria.

Desse modo, a empresa deve escolher anualmente qual será a tributação do ano seguinte com base no faturamento do ano anterior.

Para isso, é fundamental que o administrador entenda quais os tipos de tributação e o impacto na continuidade das atividades e bom andamento dos negócios. Ou seja, esta decisão será mais bem administrada com o auxilio de um Contador. Ele vai colaborar na escolha do melhor Tipo de Tributação.

Regime Tributário: Quais são os três principais tipos de tributação?

Simples Nacional

Este regime de tributação é considerado mais simplificado, porém, ainda se aplicam várias obrigações acessórias. É o regime que se enquadram a maioria das Micro empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte(EPP). Bem como, os impostos são centralizados em única guia de pagamento (DAS), tendo o faturamento total como base de cálculo.

Contudo, em alguns casos a empresa deve recolher fora da guia do DAS alguns impostos suplementares, dependendo do faturamento. Do mesmo modo, conforme a atividades, a empresa precisa recolher a contribuição patronal, por exemplo.

Lucro Presumido

É o regime tributário um pouco mais simplificado que o Lucro Real, pois a apuração do IRPJ e CSLL tem como base de calculo um percentual estimado. Ou seja, é uma base estimada de presunção de lucro. Essa base é obtida com a aplicação de um percentual sobre o faturamento. Neste caso, existem algumas obrigações acessórias a mais que o Simples Nacional.

Lucro Real

Ao contrário do lucro presumido, é considerado um regime um pouco mais complexo. A princípio, é obrigatório em alguns casos. Porém, também pode ser adotado por todas as empresas apenas por opção.

No caso do Lucro Real, a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social (CSLL) é realizada com base na escrituração contábil; Isso conforme a legislação, de modo que são consideradas todas as receitas e despesas para obtenção do lucro ou prejuízo. Assim como, dos tributos a serem pagos, se for o caso.

Como escolher o melhor?

Escolher o melhor regime tributário pode ser uma tarefa difícil para o administrador. Contudo, com a ajuda de um Contador se torna algo muito mais fácil.

Para isso, o empreendedor além de uma boa parceria também precisa considerar diversos critérios de avaliação. Bem como, ter uma base do faturamento anterior ou previsão de faturamento, no caso de empresas recém-criadas, além de uma noção de custos e despesas, entre outros. Em síntese, ter um parceiro neste momento é a melhor solução para escolha da melhor forma de tributação.

Quer saber mais, fale com um consultor no Whatsapp (clique aqui). Veja mais artigos sobre tema em nosso Blog.

Fale Conosco

Quer saber mais sobre este assunto?

Se preferir, envie uma mensagem no formulário a seguir. Um dos nossos Consultores analisará a questão e retornará o quanto antes

Artigos Recentes

plugins premium WordPress