Quem nunca teve problema para atrair clientes novos?
Já passou por isso?
Você sabe que possui um bom conhecimento sobre o seu negócio e até se considera melhor do que alguns concorrentes que possuem mais clientes do que você.
Até quando o assunto é preço, os seus não estão muito acima e, algumas vezes, estão até melhores que os preços destes concorrentes.
Mas, parece que nenhum dos seus possíveis clientes querem entrar em contato ou querem fechar um negócio com a sua empresa.
Isso já aconteceu com você?
Acredito que a maioria dos empresários brasileiros já passaram ou passam por essa situação.
Um exemplo comum é do Paulo (nome fictício), empresário com mais de 20 anos no ramo de seguros, que nos chamou para conversar em um café em São Paulo por indicação de um cliente.
O Paulo é um típico vendedor experiente, ótimo papo, conta ótimas histórias, inclusive, quase nos vendeu um seguro de vida (quase mesmo).
Mas, quando começamos a fazer algumas perguntas sobre os seus negócios, notamos que ele acabou ficando um pouco preocupado.
O problema
Era o típico problema dos pequenos empresários do Brasil, falta de clientes ou dificuldades para conquistar novos clientes .
Por estar no seu ramo há muito tempo e ter conseguido inúmeros clientes neste período, tem uma certa dificuldade em acreditar que as novas ferramentas, ou as estratégias para buscar clientes, sejam de fato tão boas para trazer resultados financeiros significativos para a sua empresa.
Principalmente se o assunto for marketing na internet, ou Marketing Digital.
Deu para notar nos olhos dele a desconfiança, como quem dizia: “Isso não funciona para o meu caso. Pode até funcionar no geral, mas não pra mim.”
Porém, diante da dificuldade em como atrair clientes, ele se viu na obrigação de tentar buscar alternativas para que o seu negócio não venha a sofrer uma queda brusca no faturamento.
Ou seja necessário fechar as portas da sua empresa.
Mas, como não poderia deixar de ser, a ideia do Paulo era gastar pouco e ter um bom resultado a curto prazo.
Mas, o grande problema é que ele iria competir com empresas que investem mais do que ele e buscam um resultado de médio a longo prazo.
E agora?
Ao explicar isso ao Paulo, ele se deparou com um dilema.
Se ele não fizer nada, vai ficar para trás e não conseguirá novos clientes.
Se ele fizer, mas não da forma certa, vai perder dinheiro e não atingirá seus objetivos e resultados.
Como resolver o caso do Paulo?
Você também já esteve na mesma situação dele?
Ou se viu nesta situação em algum momento da sua vida ao tentar captar novos clientes?
Por ser algo extremamente comum e por já termos auxiliados vários clientes com esta demanda, separamos algumas dicas para atrair novos clientes para lojas, comércios, prestadoras de serviços e etc.
Estes serão os tópicos que você verá neste artigo:
- Para encontrar clientes você precisa estar disponível para ser visto por eles
- Ainda ninguém sabe quem é você. Aproveite o Anonimato
- Primeiro resolva o problema do seu cliente
- Forme o seu público através de um Blog. Não crie apenas novos clientes
- Ensine mais que os seus concorrentes. Compartilhe conhecimento
- Panfletos e portfólios são dispensáveis para conquistar mais clientes
- O Passo mais importante para começar da forma certa
Continue lendo e você verá algumas estratégias para atrair clientes e poderá aplicá-las sem grandes dificuldades.
#1 PARA ENCONTRAR CLIENTES, VOCÊ PRECISA ESTAR DISPONÍVEL PARA SER VISTO POR ELES
Independente de ter ou não a oportunidade de conhecer a França, não há quem não conheça, ou não tenha ouvido falar sobre a Torre Eiffel.
Afinal, ela está tão bem localizada e disponível que é impossível não ser notada por todos os turistas.
Assim como acontece com o Cristo Redentor aqui no Brasil.
Mas, o que isso tem a ver com a minha empresa?
O primeiro passo para que você saiba como atrair clientes na internet é estar nos locais em que o seu cliente está.
E muito bem localizado para que ele possa te enxergar.
Como estamos falando de marketing na internet, ou Marketing Digital, pense que você precisa estar com a sua empresa disponível para ser vista no momento em que o seu cliente está navegando ou procurado sobre o seu produto ou serviço na internet.
Ainda que ele nem saiba que você existe.
Onde esses meus futuros clientes estão na internet? Como atrair mais clientes?
A princípio a resposta é muito simples.
#1.1 Seus Clientes Estão Procurando Tudo No Google
Se você está na internet e quer procurar alguma coisa, qual o primeiro site que você lembra?
Certamente, o Google.
E não é diferente para centenas de milhões de pessoas pelo mundo todo.
Se engana quem pensa que as pessoas acessam o Google apenas pelo computador.
Muita gente utiliza o smartphone para fazer as pesquisas sobre os assuntos que os interessam.
E, então, buscar os serviços ou produtos que querem comprar.
A saber as pessoas pesquisam esses serviços/produtos de diversas formas no Google.
Só para exemplificar, pelo fato de pesquisar pelo smartphone, muitas buscas são feitas com o termo “Perto de mim” ou em “alguma localização”.
Decerto as pessoas que procuram com o termo “perto de mim” fazem com que o Google as localize pelo GPS ou Geolocalização. Dessa forma mostre os resultados mais próximos fisicamente daquele local em que o cliente está no momento da busca.
Por exemplo:
- “Restaurantes na Zona Norte”
- “Cabeleireiros perto de mim”
- “Pet Shop Vila Mariana SP”
- “Mecânico especializado Ford Zona Sul”
- “Posto de Gasolina Av dos Bandeirantes”
E esses são apenas alguns exemplos de busca que os seus futuros clientes estão fazendo todos os dias.
Mas, aí você nos pergunta:
O que eu posso fazer para melhorar a captação de clientes que está buscando no Google?
Em primeiro lugar, para atingir os clientes que estão no Google, tenha um site da sua empresa ou um site que fale sobre o seu serviço.
Ter um site na internet é como ter uma boa fachada (no caso de empresas de rua).
Afinal você precisa estar disponível em todo o momento que o seu futuro cliente pesquisar na internet algo relacionado sobre o seu negócio, produto, ou serviço.
Ou seja, a única forma de isso acontecer é o seu site estar pronto para ser visitado. Seja como for, pelo computador, ou pelo celular.
Ainda assim, se você tem alguma dúvida sobre a importância ter um site, clique e acesse o nosso artigo que explicamos sobre o que você precisa ter no site da sua empresa.
Se acaso você não tem um site e quer saber mais detalhes sobre como vender mais pela internet, nós podemos te ajudar, clique aqui.
Mas, lembre-se que seus clientes não estão apenas no Google.
Eles estão passando um tempo em outros lugares na internet.
Sabe qual?
#1.2 Seus Clientes Estão Nas Redes Sociais
Só para ilustrar, quantas pessoas você conhece na sua rede de amigos e conhecidos, parentes, parceiros de negócios e clientes?
Por conseguinte, quantas destas pessoas não possuem pelo menos uma dessas Redes Sociais.
- Facebook (A Maior Rede Social do Mundo)
- Instagram (A Maior Rede Social de Fotos)
- LinkedIn (A Rede Social Corporativa)
- Twitter (O Micro Blog Mais Simples )
- Youtube (A Maior Rede Social de Vídeos)
É muito difícil encontrar pessoas que não utilizam nenhuma dessas Redes Sociais, não é verdade?!
E isto é o maior motivo pelo qual a sua empresa deve estar disponível em pelo menos em uma Rede Social.
Visto que, somente o Facebook possui no mundo inteiro quase de 2 Bilhões de usuários (dados 1º semestre de 2017).
Analogamente, só aqui no Brasil, 127 milhões de brasileiros compartilham seus momentos no Facebook todos os meses.
Então é recomendável obter uma página da sua empresa no Facebook para que os seus clientes possam segui-lo e ver tudo o que você postar.
Além disso, você pode utilizar as Redes Sociais para seguir as dicas do passo 5 –Ensine mais que os seus concorrentes. Compartilhe conhecimento.
Se você está gostando, aproveite e compartilhe este artigo para os seus amigos.
#1.3 Seus clientes utilizam e-mail e whatsapp, utilize essas ferramentas
Não sabe como captar clientes?
Uma das melhores ideias para captar clientes é utilizar ferramentas de E-mail Marketing ou o Whatsapp.
Contudo, Não compre listas para fazer o envio das mensagens.
Crie você mesmo a sua lista.
Mas, desde que eles concordem em preencher o cadastro do seu site.
É muito importante que você tenha esses dados dos seus clientes.
Afinal, através deles que você poderá enviar dicas, promoções ou qualquer conteúdo que seja do interesse do seu futuro cliente.
No entanto, tome um pouco de cuidado para não ser muito invasivo.
Enviar mensagens todos os dias para os seus futuros clientes se torna uma ação cansativa.
E com certeza, você será ignorado rapidamente por eles.
No entanto, não há um período que seja o melhor para indicar a você.
Isso varia de mercado em mercado e do tipo de conteúdo que você irá enviar para eles.
Mas, para começar, envie e-mails ou mensagens no whatsapp uma vez por semana e veja quais os resultados que você terá.
Uma dica que damos aos nossos clientes é que você utilize a formulá 4-1.
Nós vamos explicar um pouco melhor na parte 4, que você pode clicar aqui.
Sendo 4 mensagens voltadas para conteúdos que sejam interessantes para os seus clientes e uma falando sobre o seu produto ou alguma promoção.
Por exemplo, se você é um restaurante envie dicas como essas:
- (primeiro conteúdo) Dicas de bons vinhos para degustar com queijos;
- (segundo conteúdo) Quais as porções mais saboreadas do seu restaurante;
- (terceiro conteúdo) Quais os tipos de molhos que você pode escolher para massas;
- (quarto conteúdo) Conheça os tipos de bebidas alcoólicas combinam com uma boa carne assada?;
- (promoção) Vejam as Nossas Promoções para este Fim de Semana;
E isso serve para todos os tipos de empresas.
Lembre-se que, é muito importante que você tenha um site para que possa escrever esses textos e compartilhar para chamar atenção de clientes para sua empresa.
#2 COMO ENCANTAR O CLIENTE – AINDA NINGUÉM SABE QUEM É VOCÊ. APROVEITE O ANONIMATO
Você já pensou como seria desastroso se milhares de pessoas estivessem olhando você fazer algo pela primeira vez?
Consegue pensar o quão perturbador é para você não poder errar na frente de todos?
Além disso, caso você errasse, já pensou quantas oportunidades você perderia de uma vez só?
Pode parecer ruim não ser conhecido por todos, mas acredite, este é o melhor momento para crescimento e amadurecimento da sua empresa.
Sabe por quê?
Por que neste momento que ninguém te conhece, você pode testar mais, errar mais e até ser mais ousado nas suas escolhas estratégicas.
Use este momento para se aperfeiçoar e tentar novas formas de captar clientes.
“Ah, mas e se eu errar nestes testes?”
Caso você errar, não haverá uma grande comoção das pessoas porque você ainda não é conhecido por muita gente.
Não faz nenhum sentido querer atrair a atenção de muita gente quando não se está totalmente preparado.
Apesar de o nosso senso de urgência financeiro nos cobrar por mais e mais clientes.
Contudo, tenha Cuidado!
Não se esqueça que na internet as coisas possuem uma proporção muito maior.
Um erro em um post em uma Rede Social, ou uma matéria mal interpretada pode levar a milhares de compartilhamentos negativos.
E, decerto, você não quer isso.
Então, aproveite o anonimato.
Aproveite o fator de ainda não ser muito conhecido na internet.
Sobretudo, quando um cliente começa um trabalho conosco para divulgar sua empresa na internet, damos duas dicas essenciais:
#2.1 Entenda como os seus futuros clientes entram em contato com você
Parece algo natural e, até mesmo, completamente óbvio falar sobre isso.
Mas é muito importante entender que em cada lugar que a sua empresa aparecer, os clientes irão responder de forma diferente.
Por exemplo:
- Por exemplo, se você entrega um panfleto, o cliente pode chegar na sua loja, ou ligar, falando: “ei, eu recebi um panfleto falando sobre o serviço X, como funciona?”;
- Se você faz uma campanha no Google, seu futuro cliente entra no seu site, não fala por onde ele veio e já pode querer saber do preço do serviço, antes de mais nada;
- Se você posta um vídeo no Youtube sobre o seu produto ou serviço, os comentários podem ser mais relacionados aos detalhes técnicos do que o preço.
Ainda que sejam apenas exemplos, é muito importante que você entenda que cada lugar que você divulgar a sua empresa trará uma reação diferente do seu cliente ou futuro cliente.
Por isso que estar no anonimato permite que você teste formas de conversar e entender o perfil dos seus clientes.
Antes de sair divulgando a sua empresa em todos os lugares para todas as pessoas.
#2.2 Deixe o cliente conhecer você (e a sua empresa) antes de você querer vender a qualquer preço
Muitas vezes, por conta de uma necessidade financeira, tomamos a atitude certa no momento errado para tentar prospectar clientes.
Vamos falar sobre isso com mais detalhe no tópico 5 –Ensine mais que os seus concorrentes. Compartilhe conhecimento.
Aproveite a oportunidade quando um futuro cliente te procurar e fale sobre o que você pode fazer para ele.
“Ah, mas eu vou perder meu tempo com um cliente que não quer comprar?”
Dê a oportunidade para ele aprender com você.
E não com o seu concorrente.
Se o cliente sentir confiança em você e no seu conhecimento, ele pode não comprar agora, mas a chance de voltar é maior.
Afinal de contas, as empresas devem existir para apenas um motivo.
E esse motivo é muito mais importante do que podemos imaginar, como trataremos a seguir.
#3 PARA ATRAIR CLIENTES, RESOLVA O PROBLEMA DO SEU CLIENTE
A forma mais fácil de criar um ótimo produto ou serviço é você resolver um problema que também seja seu.
Mas por quê?
Porque quando você entende o problema que possui, passa a entender como o seu cliente pensa a respeito do mesmo problema.
Afinal, como diria o ditado “Só aprendemos a ser um bom filho, quando nos tornamos pais“.
Com o seu cliente não é diferente.
Entendendo o que é um problema para ele, você muda até a forma como vende seu produto ou serviço.
Na conversa que tivemos com o Paulo (início do texto), tivemos um diálogo assim:
Paulo: Eu não consigo mais vender seguros como vendia antes.
Be Free: Paulo, vamos pensar. Qual o problema você resolve?
Paulo: Ué! Como falei, eu sou corretor de seguros, resolvo tudo relacionado a seguros que qualquer pessoa precisar.
Be Free: Mas Paulo, imagine que você tem carro sem seguro. Se você precisasse de um corretor, qual seria o benefício principal para você escolher entre 5 corretores?
Paulo: (respondeu quase que interrompendo a pergunta) A velocidade no atendimento!
Be Free: Então, você não precisa resolver o problema de seguros (como todos os corretores fazem), você precisa resolver o problema do cliente o mais rápido possível . Se o problema é a velocidade, resolva a velocidade e diga isso ao seu cliente.
Paulo: Você quer dizer que vender seguro não é o foco. Mas sim, vender o que ajuda o meu cliente a contratar um seguro?
Be Free: Exatamente! Quem compra uma furadeira, não quer a furadeira. Quer o furo! Fazendo isso, você resolve o problema do seu cliente, não apenas vende um serviço padrão como os seus concorrentes. No fim, ainda é seguro. Mas, a percepção que o seu cliente tem é que o seu serviço é o seguro com o atendimento mais rápido, ao invés de apenas um simples seguro.
Conseguiu entender o que é resolver o problema do seu cliente?
Então, pense!
Afinal, o que é importante para o seu futuro cliente na hora de contratar o seu serviço?
- Acesso;
- Aprendizado;
- Atendimento;
- Garantia;
- Personalização;
- Suporte Exclusivo;
- Velocidade;
- O que mais?
Não sabe o que pode ser importante para ele?
Então, Pergunte aos seus clientes atuais!
Garanto que você vai se surpreender com as respostas.
Em seguida é só aplicar o que resolve o problema do seu cliente.
Mas e o preço? Todo mundo se importa primeiro com o preço.
Bem, você pode entender um pouco mais sobre a diferença entre preço e valor.
Mas, quando você tem um público que gosta do que você faz, o preço do seu produto ou serviço não importa tanto.
Por exemplo é a fila que fazem para comprar o iPhone novo todos os anos na porta da Apple.
Pois o iPhone é o celular mais caro do mercado.
E quem se importa com isso?
Afinal, o importante é o que o iPhone representa para essas pessoas.
Porque não é o preço que está em jogo, é a forma como o público enxerga esse produto.
Por isso é muito importante formar um público que realmente goste de você e do que a sua empresa faz e não que apenas compre o seu produto ou serviço.
Aliás, falando em público…
#4 FORME O SEU PÚBLICO ATRAVÉS DE UM BLOG, NÃO CRIE APENAS CLIENTES
Todas as empresas que faturam algum dinheiro, certamente possuem clientes.
Apenas algumas (poucas) dessas empresas possuem fãs.
Fãs são aqueles clientes que adoram o seu trabalho e aprovam tudo o que você ou a sua empresa faz (ou quase tudo).
Entretanto, pouquíssimas empresas possuem um público de seguidores.
Seguidores são pessoas que acompanham continuamente tudo o que a sua empresa diz e estão empenhadas em saber as novidades, notícias e opiniões das empresas que seguem.
Possuir um público de seguidores pode ser o seu maior diferencial em relação aos seus concorrentes.
E você pode ter tudo isso através de um simples Blog.
Inicialmente, já é melhor se você for pensar em relação a custo.
Inúmeras empresas gastam rios de dinheiro para serem divulgadas à pessoas que não se importam com quem está escrevendo.
Enquanto nas empresas que possuem públicos de seguidores, basta apenas postar um artigo em seu Blog que já receberão inúmeras visitas e compartilhamentos.
Isso é o que chamamos de Mídia Espontânea.
Você não precisa pagar para que as pessoas vejam o seu conteúdo.
O seu público espalha a sua notícia, sem que você gaste praticamente nada ou muito pouco.
E se engana quem acha que isso só funciona para empresas grandes.
Vemos hoje muitas pequenas empresas utilizando Blogs para atrair clientes novos.
Com o seguinte pensamento:
“Se as pessoas gostam do que estamos falando, podem gostar do que estamos vendendo.”
Quem está fazendo muito bem esta estratégia é o Dr. Fernando Almeida, médico veterinário da Clínica Veterinária Jardim França.
O Dr. Fernando é um dos nossos clientes que utiliza a estratégia de criar um público interessado nos seus posts para conseguir mais clientes.
E vem funcionando muito bem há quase 3 anos.
Os seus clientes estão gostando de receber as informações que ele publica via Whatsapp.
Agora, imagine você mandar um conteúdo para todas as pessoas da sua lista que não estão interessados em receber a sua informação?
A chance de as pessoas odiarem essa ideia é muito grande, não acha?!
Então, busque sempre formar um público que siga e goste sobre o que você tem a dizer.
Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a conquistar um público para a sua empresa.
#4.1 Escreva artigos sobre o que você conhece bem
Por ter se popularizado em um formato de “querido diário”, o Blog acabou sendo completamente subestimado ao longo do tempo pela maioria dos empresários.
Ao contrário do que se pensa, um Blog não é apenas para falar sobre o dia a dia da sua empresa.
Você pode utiliza-lo para ensinar mais os seus clientes.
Com certeza há algo que você conhece muito bem dentro do seu negócio.
Que tal começar a ensinar isso para os seus clientes?
Não sabe por onde começar?
Separe todas as dúvidas dos seus clientes e crie um post falando sobre elas.
Essa é uma prática que irá gerar mais visitas para o seu site.
E, além disto, vai fazer com que os seus clientes entendam mais sobre o que você está vendendo.
Mas, eu sou dentista. Todo mundo sabe o que faz um dentista.
Então, ensine o seu cliente a melhorar a escovação.
Ensine o seu cliente sobre tártaro, cárie, canal e etc.
Como identificar uma dor com gelado ou quente.
Escreva sobre o que você faz, sempre alguém vai pesquisar na internet.
E essa pode ser a sua oportunidade de chamar clientes para sua empresa.
#4.2 Não acredite no sucesso imediato
Esta não é uma dica do que fazer, mas sim, do que não fazer.
Quando começamos a falar sobre criar um público, temos que aceitar que o processo é gradativo e lento.
E não apenas para criar um público.
Isto serve para qualquer ação de divulgação e crescimento da sua empresa.
Infelizmente a verdade precisa ser dita.
Não acredite em crescimento milagroso nunca.
O que não faltam por ai são ofertas extraordinárias de crescimento imediato.
Nenhuma empresa vai se tornar grande do dia para a noite.
Ninguém é simplesmente tão especial assim.
Não imediatamente.
Então, acredite no potencial do que você está criando.
Seja paciente e persistente.
Estas histórias de empresas que cresceram rapidamente, não são 100% verdadeiras.
Investigue os fatos e as histórias reais, que você verá que houve muito mais trabalho do que se foi divulgado.
Hoje o Facebook é a maior Rede Social do mundo.
Mas demorou anos até começar a ganhar dinheiro efetivamente.
No entanto, o maior bem do Facebook era o seu público.
E é até hoje
Portanto, não acredite que tudo será tão rápido quanto gostaria.
Planeje-se e tenha paciência.
#4.3 Seja verdadeiro e transparente, as pessoas gostam disto
É impressionante como nós temos a tendência de mudar a nossa forma de ser quando estamos com o “uniforme” do empreendedor.
No momento que nos tornamos o empresário ou empresária, esquecemos do que realmente somos e gostamos.
Tentamos criar um sentimento de perfeição para pessoas que estão nos vendo ou conversando conosco.
Isso já aconteceu com você?
Sejamos sinceros, todos já fizemos isso pelo menos 1x na vida.
Mas a verdade é que a sinceridade e transparência sobre as nossas opiniões e gosto também tem um brilho especial.
Claro que não estamos falando para sair polemizando sobre todos os assuntos mais delicados (política, religião, futebol e etc.).
Mas, estamos falando em tomar uma posição sobre o que você realmente é e até as falhas que você (ou a sua empresa) comete.
A partir do momento que as pessoas percebem que há um ser humano por trás da sua empresa, ela passa a ter mais credibilidade.
Fale e escreva exatamente como você fala.
Se comunique exatamente como você está acostumado a se comunicar com todos.
Não há nada de errado nisso.
A melhor imagem profissional não é a perfeição, mas a autenticidade.
Use esta dica para falar de um problema com o seu cliente, ou para vender e explicar porque o seu produto ou serviço vale a pena.
Principalmente para ensinar o seu público. Aliás…
#5 COMO CONQUISTAR UM CLIENTE? ENSINE MAIS QUE OS SEUS CONCORRENTES. COMPARTILHE CONHECIMENTO.
Quando as pessoas falam sobre como conseguir clientes, elas sempre falam o básico.
É muito importante divulgar a sua empresa, ter um site e mostrar os seus produtos.
Claro que é muito importante ter um site, como já falamos anteriormente.
Mas, não apenas isso.
Sejamos sinceros, um site ou um marketing básico todo mundo faz.
Pelo menos deveriam ter feito. 😉
Todos os seus concorrentes fazem, ou fizeram, algum tipo de divulgação.
Embora nem toda forma de divulgação seja válida ou dá resultado, ainda assim, eles investem nisso.
Se todo mundo faz a mesma coisa, como você pode se diferenciar?
Infelizmente, o empreendedor tem sempre a mente voltada para o que é mais prático, e por que não, mais fácil.
Divulgar e vender parecem o caminho mais rápido, ou único, para conquistar clientes.
Porém, nos dias de hoje, certamente não é bem assim que funciona.
É muito importante que a sua empresa faça marketing para atrair clientes e que seja encontrada.
Mas, junto com o Marketing, tente ensinar o seu cliente a comprar o seu produto ou serviço.
Vou mostrar aqui mais uma parte da conversa com o Paulo, que citamos no começo do texto, para mostrar a importância de ensinar o seu cliente ou futuro cliente.
Dialogo Real
Paulo: É muito complicado vender para quem não entende exatamente o que você vende. E olha que eu vendo seguros, que todos conhecem.
Be Free: Paulo, mas sempre os clientes possuem uma dúvida. Por exemplo, por que é mais caro na seguradora A do que na B?
Paulo: Cobertura, meu caro. A cobertura da seguradora A é muito maior e de resolução mais rápida que a B.
Be Free: Olha só, eu não sabia disso. Muitos clientes devem ter essa dúvida também.
Paulo: Sim, muitos clientes me perguntam isso.
Be Free: Perceba Paulo, você tem a oportunidade de ensinar isso. Quem ensina, normalmente, se torna muito mais especialista do que quem apenas informa o preço, concorda?
Paulo: Concordo!
Be Free: Então, primeiro você ensina como funciona o seguro, depois porque o cliente precisa de uma corretora e, depois, porque você é a melhor opção. Assim ele tem mais motivos para te escolher, sem que você fique abaixando a sua comissão. Com certeza algum diferencial você tem, certo?
Paulo: Tenho, claro! Como disse, a agilidade no atendimento.
Be Free: Então, ensine como o seu cliente pode contratar você, primeiro falando do problema dele. Quando ele tem essa dúvida que eu dei como exemplo, o problema dele passa a ser, porque a seguradora A é mais cara que a B. A primeira corretora que explicar isso para ele, terá uma ótima oportunidade de falar com esses clientes, pois eles irão procurar no Google para entender mais sobre essa dúvida.
Consegue perceber a importância de ensinar o seu cliente ou futuro cliente?
Não se preocupe primeiro em vender o seu produto ou serviço.
Crie uma relação de lealdade e confiança com o seu público.
Quando você ensina, você ganha autoridade e respeito sobre o tema e sobre a área em que a sua empresa atua.
Isso que faz com que as pessoas busquem mais informações com você, no seu site.
Independente de você ser dono de padaria, de banca de jornal, de e-commerce, de pizzaria, pintor, eletricista, segurança, e etc.
Um exemplo sensacional é do mecânico de um amigo.
Um amigo estava me contando que seu mecânico simplesmente criou um grupo de whatsapp chamado “Mecânico Djair”, adicionou vários contatos e mandou a seguinte mensagem:
“Amigos e clientes, a partir de hoje, todas as dúvidas que vocês tiverem sobre mecânica, eu tirarei de graça por aqui. Um Abraço Djair”
Não demorou muito e o Djair começou a receber algumas mensagens dos clientes e dos amigos com dúvidas básicas.
Segundo o que meu amigo disse, em uma conversa que teve com o próprio Djair, o movimento aumentou demais depois que teve essa atitude.
Quem sabe isso não pode funcionar com você também?
Acredite, conteúdo vale muito mais do que panfletos e portfólio.
Sabe por quê?
#6 PANFLETOS, CARTÕES E PORTFÓLIOS SÃO DISPENSÁVEIS PARA ATRAIR CLIENTES
Pense comigo.
Por acaso você já pegou um panfleto na rua, leu com atenção e decidiu entrar em contato com a empresa que lhe deu o panfleto?
Quantas vezes, atualmente, você pegou um cartão de visita para ver um telefone, ao invés de entrar no Google e buscar o site da empresa?
Quantas vezes você realmente se preocupou em ver os portfólios das empresas antes de contratá-las?
Ainda que as respostas sejam positivas para a utilização desses meios de comunicação, concordamos que a utilização deles é bem menor do que era antigamente.
Deixo claro uma coisa:
Não há nada de errado usar os panfletos, os cartões de visita e os portfólios para atrair clientes.
Mas sempre defendemos que a ideia é gastar o mínimo possível, buscando o máximo de resultado.
E quando falamos de resultado, estamos falando de números.
Não apenas o resultado financeiro, faturamento, lucro e etc.
Estamos falando de quantas pessoas conseguimos atingir com a nossa ação.
Números que dão a importância para saber se estamos no caminho certo ou não.
Por exemplo:
- Quando você envia 1.000 cartões de visita, quantos retornam?
- Quando você envia 5.000 panfletos, quantas pessoas leram?
- Se você cria 2.500 panfletos verdes e 2.500 panfletos amarelos, qual teve o melhor retorno?
É impossível obter essas informações.
Por isso que o Marketing Digital está dando tão certo para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes.
Com ele. você consegue saber o quanto você tem de resultado sobre uma determinada ação.
Você consegue saber, por exemplo:
- Primeiro: Quantas pessoas entraram no seu site;
- Segundo: Quantas pessoas leram o artigo A;
- Terceiro: Quantas pessoas leram o artigo B;
- Quarto: Quantas pessoas compartilharam o seu site;
- Quinto: Quantas pessoas entraram em contato com você depois de uma divulgação no Google;
- Sexto: Quanto que você gastou por cada contato que você teve através do Google;
- E etc.
Saber o resultado da sua ação é melhor do que o resultado financeiro.
Me lembro de quando o CEO da Sony, Kaz Hirai, disse que o maior medo dele era não saber porque o PS4 estava vendendo mais que o XBox One.
Porque se ele não soubesse o motivo, ele não teria como replicar a estratégia e crescer mais.
Você pode acertar muito bem em uma campanha de divulgação da sua empresa.
No entanto, é muito melhor que você saiba o que dá resultado e o que não dá resultado para conseguir mais clientes para sua empresa.
Panfletos, cartões de visita e portfólios podem ter sido bons ao longo do tempo.
Porém, hoje são mais do mesmo e sem qualquer tipo de diferencial.
Mesmo os mais bonitos.
E ainda assim, não há quem os pegou e jogou fora sem olhar o conteúdo.
Ou guardou em uma gaveta e esqueceu da existência do material.
Portanto, se quiser seguir uma dica, esta é muito importante.
#6.1 Opte pelo que você tem mais controle para que você saiba o que dá mais resultado
Eu acredito que você deve estar pensando:
“Ok, mas como faço para começar agora?”
O primeiro passo é ter um Sistema no qual você possa organizar todos os processos da sua empresa.
Existe um programa muito bom que foi apoiado pelo Sebrae, pelo fato ser totalmente gratuito.
O nome desse sistema é Marketup.
Neste artigo, explicamos para você o que é e como funciona o Marketup.
Ele te dá inúmeros tipos de controle, tais como:
- Vendas por pedido e frente de caixa (PDV);
- Gestão Financeira e fluxo de caixa;
- Loja virtual integrada;
- Pós Atendimento;
- Contas a Pagar e Receber;
- Controle de estoque;
- Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Prestação de Serviços;
- Relatórios de desempenho;
- Impressão de etiquetas para envio;
- Entre outras funcionalidades.
Com o MarketUP o empresário pode gerenciar todas as atividades da empresa.
Se você não souber configurar esse sistema gratuito, nós podemos te ajudar.
Não quer perder nenhum próximo artigo?
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#7 CONCLUSÃO SOBRE COMO ATRAIR CLIENTES PARA A SUA EMPRESA
Se você chegou até aqui, pode-se considerar um Empreendedor de Sucesso, pois um artigo de quase 5.500 palavras não é pra qualquer um.
Vamos recapitular tudo o que foi dito neste artigo, para que você saiba exatamente o que fazer.
- Esteja disponível para que o seu cliente entre em contato com você
- Tenha um site para que você seja encontrado no Google
- Crie uma página no Facebook para divulgar os seus conteúdos
- Envie e-mails e utilize o Whatsapp para falar com seus clientes e futuros clientes
- Aproveite que ninguém ainda te conhece e faça testes sem medo
- Procure entender como os seus clientes entram em contato com você
- Deixe o cliente conhecer você (e sua empresa) antes de tentar vender algo
- Para atrair clientes, Resolva o problema do seu cliente
- Forme um público que te segue, não crie apenas clientes que compram
- Escreva artigos sobre o que você conhece bem
- Não acredite no sucesso imediato
- Seja verdadeiro e transparente, as pessoas gostam disto
- Ensine mais do que os seus concorrentes, compartilhe conhecimento
- Escolha uma estratégia de divulgação que você possa medir os resultados
- Ter controle total sobre a sua empresa é o primeiro passo para crescer. Tenha um Sistema de Controle
Estas 12 dicas são para que você veja que é possível atrair clientes novos, sem a necessidade de grandes equipes e investimentos de Marketing.
É muito importante que você entenda como esse tipo de estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas, pode te ajudar.
É sempre bom descobrir qual é o seu próximo passo para prospectar novos clientes pela internet.
O fato de ter lido o artigo até o fim, nos mostra o quanto você tem de interesse em aprender mais para fazer a sua empresa crescer.
Esta sua perseverança e vontade de aprender e vender mais, nos motiva a produzir conteúdos cada vez melhores.
Portanto, acompanhe nosso blog, participe, opine, sugira temas, interaja.
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Se você se interessou pelo sistema gratuito MarketUP do Sebrae, nós podemos te ajudar a configurar o sistema para a sua empresa.